O que é Marketing Cloud?

A definição de um conceito precisa ser fundamentada em estudo, dados, testes, aplicações e resultados. A Internet vai apresentar várias soluções, umas boas outras excelentes e a maioria péssima. Não é pela falta de competência técnica das equipes de web, isso é um apontamento que um profissional de tecnologia precisa ter cuidado para reportar. independente de quanto tempo ou de qual formação o profissional escolheu, todos estamos envolvidos com Tecnologia do mundo de hoje é importante encontrar os parceiros de tecnologia certos.

Marketing Cloud Origem e Conceito

A definição de Marketing Cloud que tenho, fundamentada na experiência prática da administração de servidores on-premise e cloud desde que dedico meu tempo profissional a isto, e de ser o líder de Marketing Digital de dezenas de empresas. Por mais tempo que tenha se passado, marketing cloud é um termo novo que ainda está sendo estudado para ser aplicado academicamente.

O Marketing Cloud como outras soluções estão nascendo primeiro nas empresas de Tecnologia e depois virando estudos acadêmicos, muitos produtos e serviços digitais lançadas nem chegam para a escola, devido ao seu curto ciclo de vida. Diferente da Revolução Industrial que gerou bilhões de necessidades  de formação ligadas à indústria, a era da informação que estamos entrando vai precisar ser reinventada dentro da metodologia de ensino atual para ser compreendida.

O Marketing, passou a agregar Marketing Digital em 2012, muitos formandos de 2011 para baixo mesmo nas melhores faculdades tiveram que fazer marketing digital no exterior ou em Webinar e principalmente, no suporte e treinamento aplicado pelas empresas de Tecnologia.



As mídias tradicionais como Jornais, Tvs, Revistas, Outdoor, Rádio, Placas, ganham novos concorrentes diretos, o Google, o Facebook, O Waze. O Website, Landing Pages somadas aos aplicativos móveis e geomarketing mudaram o conceito de Marketing que passou para o Digital e agora passa a ser mais Computacional do que nunca.

O Cloud Computing tem muito mais tempo, o Conceito de Cloud Computing foi lançado em 1996, mas só ganhou o mercado dez anos depois, com a Amazon, que “alocou”  espaços disponíveis em seus Data Centers para gerar receita com a Amazon Web Services, fornecendo serviços de Nuvem para milhões de novos desenvolvedores e empresas, permitindo a escalada dos Aplicativos que conhecemos hoje. Com 12 anos em 2018 a AWS como é conhecida, tem a maior receita de computação em Nuvem do setor até o momento deste artigo e ajudou a Amazon a ter valor de mercado de 1 trilhão de dólares 2 meses após a Apple ter atingido esta marca na Bolsa Americana.

Aprender Marketing Digital & Cloud Computing, por mais técnico que pareça, vai demandar profissionais com competências para ser bom em humanas e melhor ainda em exatas, com a ajuda da Tecnologia da Informação ou não. Um exemplo é a utilização da computação por Advogados e Lawtechs que são mais eficientes do que o sistema jurídico de empresas concorrentes, resolvendo questões que lhe garantem vantagem competitiva não somente na sua especialidade.

Na prática isto é comprovado quando uma empresa de Computação como o Google se torna uma gigante de Vendas com anúncios pagos e direcionados. A fusão da Computação com a Publicidade e o Marketing permite falarmos hoje de Marketing Cloud.

Marketing Cloud na Prática

Compreendido o conceito e a origem fica mais claro para definir uma boa estratégia de marketing cloud, ou contratar uma empresa para gerenciar isto psra você. Tudo isso porque a informação trafega em maior quantidade e cada vez mais rápido. As equipes de Design, Pesquisa de Mercado, UX e Cloud através do Email Marketing. dos acessos aos site dos dados gerados por aplicativos que podem  ser analisados diretamente em Python, por exemplo e aplicados ao planejamento estratégico, são as primeiras ações de composição da plataforma de Marketing Cloud que você deverá utilizar.

A Automação de Marketing é outro ponto importante a ser aplicado dentro do Marketing Cloud, onde as ações que demandam rotinas prévias que podem ser automatizadas para liberar a equipe para fazer novas campanhas e estudar para melhorar as anteriores produzindo novas e eficientes ações de marketing digital.

O autor e o artigo

Este estudo sobre Marketing Cloud foi cuidadosamente aplicado a este artigo com base nas estratégias de computação em nuvem e marketing digital aplicadas em empresas  como hospedagem de sites, gestão de Data Center e Marketing Digital Imobiliário, permitindo ter informações práticas e reais das ações e dos números apontados melhorando a tomada de decisão continuamente.  

Edmar Daniel Mendes – Especialista em Marketing Cloud da www.softhostplus.com.br e outras 49 empresas atendidas com seriedade e profissionalismo de forma pioneira e proativa.

 

Foto do artigo: https://dell.to/2T7fcMC

Leia também

Home Office: uma oportunidade para empreender

Home Office Oportunidade para empreender …