A Inovação tecnológica é parte da evolução e da mudança de todos os setores da economia, cada um do seu jeito , na sua velocidade e o Jurídico empresarial e o Direito acadêmico não poderiam ficar de fora. A base e experiência real em casos e citações que passaram pelo processo jurídico, inteligentemente a jurisprudência se torna a primeira ferramenta que permite sistematizar o processo agilizando-os.

O sistema jurídico corporativo, acadêmico e digital começam a trabalhar juntos e as causas e suas soluções fazem parte de bancos de dados jurídico de cada organização e dos órgãos regulamentadores, que estudaremos neste site, permitindo que você escolha a melhor solução para sua realidade, seja ela profissional, acadêmica ou experimental.

Para uma análise técnica primária, a tecnologia de banco de dados e sua ciência é fundamental para organizar, segmentar e aplicar este conhecimento que está sendo imputado na internet, chegando a milhares de TB por segundo em alguns casos. (IDC).

Para entender onde o Direito Digital e sua aplicação de forma empresarial através do Jurídico empresarial, corporativo e organizacional precisamos voltar um pouco no tempo e ver como a internet e suas redes tem se comportado ao longo dos anos.

A Tecnologia Web ou Tecnologia de Rede é o princípio de toda computação. Através de uma rede interna chamada de circuito elétrico, a informação trafega entre os periféricos de um computador de forma harmoniosa e muito, muito, muito rápida.

Quando você aplica a Tecnologia Web aos sistemas online, que nasceram na web e foram desenvolvidos de forma diferente dos “on-premise” ou “em casa”, os resultados ficam muitas vezes armazenados nos provedores de acesso. Então, para não “tecnizar” demais o tema e alçar este artigo no rumo certo, o de desenvolver soluções digitais em Jurídico Digital, para fomentar a velocidade, a inovação do mais antigo segmento do mundo, a lei.

Então devemos prestar atenção em 2 pontos iniciais:

Os provedores de Acesso e onde as informações Jurídicas estão sendo salvas online. Deste ponto o Como isto é realizado “em Casa” é um assunto pra o Departamento de TI e suas equipes. O que estamos direcionando as pesquisas são as seguranças online dos dados jurídicos gerados e armazenados através da internet e dos dispositivos a esta Rede conectados.

Um pouco mais de “tecnisse”:

Na prática com placas de circuito impresso cada vez mais especializadas, rápidas e otimizadas era visível a diferença da velocidade que os dados trafegavam em comparação a web da época. A comunicação peer-to-peer é considerada decisiva no processamento da informação e muito deste processamento e armazenamento tem alcançado crescimento exponencial com a adaptação à Internet das Coisas.

O estudo vai ficando ainda mais interessante e decisivo quando as informações chegam nos servidores, cloud ou on-premise? Devido ao grande número de linguagens de programação é possível concluir que na tecnologia web, há um enorme potencial para a maioria das aplicações se desenvolverem tanto em casa como online com a mesma velocidade e melhor, não somente em linha de comando mas com interface para a navegação via touch, movimento e cursor seja ele mouse ou não.

Então para que o Jurídico Digital, Law-Tech, Direito Virtual ou seja qual for o termo aplicado a metodologia, saber onde os dados estão, como armazená-los, encontrá-los, ler, analisar e decidir se torna parte de todo processo jurídico somando com a tecnologia da informação. Esta fusão aconteceu e acontece em muitos setores, como aconteceu com a Publicidade o Marketing e a Internet no começo dos anos 2000.

A área computacional tinha seu espaço garantido desde o inícios dos anos 80 quando IBM, Compaq, Apple e outras grandes empresas pavimentavam o caminho da tecnologia da informação na vida das pessoas/empresas através dos Personal Computers e dos poderosos servidores nos Data Centers. Este poder computacional agora é acessível a milhares de organizações na Computação em Nuvem.

A justiça em suma sempre foi notarial, escrita, assinada, anotada, lavrada, autenticada e registrada. Com o advento da web e a adaptação das pessoas ao uso contínuo e ininterrupto da internet através das novas tecnologias dos dispositivos como smartphone, smartwatch, smartlens e inovações que tendem a nascer muito rapidamente, o direito e seus atualizados [email protected], juízes promotores, acadêmicos, somado aos investigadores, policiais, delegados, réis e a justiça em toda sua égide, envolvidos com as inovações, com a responsabilidade de como assegurar a veracidade das informações produzidas digitalmente. Como estes fatos são armazenados e orientados na prática e a solução deste problema gera o nascimento direito digital, a justiça digital, o jurídico digital e novos profissionais que tem a missão de gerir todos estes dados em cada organização, órgão público ou departamento de justiça de forma profissional e funcional.

Um dos primeiros exemplos de aplicação do Jurídico Digital nasceu em 2004 com o Facebook. No início das redes sociais a publicidade, comunicação, o marketing e a computação juntos produzem novas mídias, trazendo novos desafios para a compreensão do Direito através da rede mundial (www). Atualmente o Facebook é também utilizado por mídias globais tradicionais para mostrar mudanças de comportamento das pessoas e suas preferências com atualizações em seus perfis pessoais, servindo também de base para investigações criminais, produção de provas, de conteúdos crimilalísticos, etc..

O Jurídico Digital e sua velocidade estão desburocratizando o Aluguel de Imóveis, a compra e venda de bens e a proteção intelectual. A solução de casos que levaram meses ou anos no sistema tradicional tendem a ter a agilidade da web e os riscos da era da informação.

#juridicodigital #lawtech #direitovirtual #direito #direitodigital #juridicotech #datadriven #ciênciadedados

Edmar Daniel Mendes é Técnico em Eletrônica, Webmaster, Digital Geek e Arquiteto de Soluções em Web Hosting e Cloud Computing com foco na segurança da informação e veracidade/validade dos dados.

Leia também

Qual o tamanho ideal para Miniaturas de Imagens no Youtube?

O Youtube é incrível. Desde sua origem, ganha evoluções contantes em sua plataforma. No mo…