Conheça as maneiras de investir no Fundo Imobiliário e saiba como você pode ganhar dinheiro com isso, sem ter que ter uma renda muito alta

Se você já pensou em fazer investimentos, certamente já ouviu falar nos fundos imobiliários, certo? Mas, muita gente evita de fazer esse tipo de aposta, porque não conhece ou não sabe ao fundo do que se trata. Por isso, neste artigo vamos esclarecer para você o que é e como você pode existir nessa rentável área.

O que é um fundo imobiliário?

Se você acompanha um pouco sobre o mercado imobiliário, já deve ter notado que os imóveis tiveram uma alta significativa de preço nos últimos anos, o que já demonstra que um fundo que visa investir nessa área é rentável no momento.
Muitas pessoas na hora de investir ficam na eterna dúvida: partir para o mercado financeiro ou ir atrás de investimentos no mercado de imóveis que, sempre diziam nossos avós, dar muito dinheiro e ser uma renda garantida. Ambos os casos são uma boa aposta, mas pode ser melhor ainda quando você consegue juntas esses dois cenários em um investimento só e é assim que acontece com o fundo imobiliário.
Os chamados “Fundos de Investimento Imobiliário” (FII) são grupos de investidores que tem um objetivo em comum: de aplicar seu dinheiro em negócios que tenham como base o mercado imobiliário. E esse investimento pode ser tanto em empreendimentos já prontos ou mesmo em construções de grande porte como shoppings ou hospitais.

Como você pode investir no fundo imobiliário

Mas como você pode ter o acesso para investir nesses imóveis? Através das cotas que as construtoras costumam vender, a valores bem acessíveis, o que torna esse tipo de investimento ainda mais atraente. E o, melhor, com a tecnologia é até possível fazer esses investimentos através do celular, por meio de aplicativos.
Agora você deve estar se perguntando como vai ganhar dinheiro investindo nesse fundo. É bem simples: o retorno desse investimento chega junto com a locação, venda ou outro tipo de arrendamento que aquele imóvel pode ter. E esses rendimentos são distribuídos de maneira periódica aos cotistas, ou seja, a quem compra essas cotas e investe no setor.


Depois de se convencer de que o fundo imobiliário é mesmo o tipo de investimento que você precisa, chega a hora de escolher como investir. Para ter mais segurança nesse processo é sempre bom contar com um corretor ou especialista financeiro, que dará a você o suporte necessário. Nesse tipo de fundo você pode seguir por dois caminhos: investir em cotas nas chamadas distribuições públicas, ou mesmo no mercado secundário. A diferença das duas maneiras é bem básica, no primeiro caso você comprará diretamente de quem é mesmo dono do imóvel (emissor do fundo) e, no segundo caso, vai comprar de alguém que já adquiriu essas cotas e por algum motivo quer vendê-las. A escolha depende da análise do quanto e como você quer investir, por isso é bom consultar o especialista antes de tomar a decisão final.

Vantagens de investir no Fundo Imobiliário

Para você se convencer de vez que investir seu dinheiro nesse tipo de fundo pode realmente ser uma boa escolha, separamos algumas vantagens de investir no fundo imobiliário. Confira:

Invista num mercado seguro, sem grandes ações: quantas vezes você já ouviu falar que investir no mercado de imóveis é uma aposta certa? Muitas! Mas nem sempre você pode estar disposto a sair comprando imóveis por aí. E é nesse momento que entra a vantagem do Fundo Imobiliário, nele você investe no setor de imóveis, sem precisar adquirir de fato construções.


Momento oportuno: a valorização dos imóveis e o alto preço deles é cada vez mais nítida no nosso país e também no mundo. E crescendo o valor dos imóveis, crescerá também a renda que você adquire com esse tipo de investimento. Ou seja, é uma aposta certeira para o momento econômico em que vivemos.

Vantagens no imposto de renda: as pessoas físicas que investem nos fundos imobiliários, desde que se enquadrem às regras específicas, podem ser isentas de imposto de renda distribuídos pelo FII.
Invista aos poucos: pode ser que você sempre tenha se atraído por investimentos no setor imobiliário, mas achou difícil conseguir ter dinheiro, pelo menos nesse momento para comprar um imóvel de fato. Com o Fundo Imobiliário você tem a chance de investir nesse setor, bem rentável, sem ter que ter o dinheiro inicial de um imóvel. Há cotas do fundo que chegam a mil reais, ou seja, algo bem acessível se comparado a um preço de imóvel. Depois é só ir adquirindo mais cotas ao longo do tempo.

Sem burocracia: nada de ficar se preocupando em como administrar seu investimento, o que pode realmente ser um problema para quem não entende de administração. Todas as tarefas ligadas à administração são responsabilidade de quem administra o fundo, o que envolve alugueis, compra e venda, impostos entre outros.

Várias maneiras de investir: existem muitas maneiras de você escolher onde vai investir, pode ser na construção de obras pequenas, de aluguel ou venda, ou mesmo em grandes empreendimentos como centros empresariais ou shoppings. Na hora de escolher vale analisar quanto e como você quer investir.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre fundo imobiliário pode começar a considerar essa maneira de investir, não é mesmo? Eles propiciam um investimento em um setor que sempre cresce e que está com alta de preços, de uma maneira fácil, prática, rentável e o melhor do jeito que o seu bolso permite, com valores altos ou baixos, em um limite que não daria para comprar um imóvel. O retorno é garantido e você pode ao longo do tempo aumentar ainda mais esses investimentos e ficar craque nesse tipo de negócio.

O que você achou desse artigo sobre Fundos imobiliários: O que é ou como investir? Curta, comenta e compartilha as informações com outras pessoas!

Acompanhe também nosso próximo artigo sobre 10 dicas tecnológicas para imobiliárias.

Leia também

Qual o tamanho ideal para Miniaturas de Imagens no Youtube?

O Youtube é incrível. Desde sua origem, ganha evoluções contantes em sua plataforma. No mo…