O QR Code ou Código QR é a sigla de Quick Response, que significa Resposta Rápida e funciona como o código de barras com capacidade de armazenamento de informação maior e por ser lido mesmo danificado. Enquanto o tradicional código de barras é mais utilizado pelo setor financeiro, o Código QR tem sido responsável para direcionar comunicação e marketing de produtos e serviços em todos os segmentos da economia.

A utilização do Código QR permite identificar informações em diferentes tipos de aplicações e a criatividade é o limite, desde cardápios de lanchonetes e restaurantes, cartões de visita, placas de imóveis, anúncios em revistas, jornais e panfletos impressos.

Para muitas empresas o QR Code serve para mostrar a ficha técnica de produtos na linha de produção, na logística o código é aplicado para direcionar os visitantes para páginas onde podem verificar atualizações de itinerário, informações sobre a carga e destino.

Em Comunicação e Marketing o Código QR direciona o visitante para páginas de conteúdo, landing pages, blogs, sites e lojas para baixar os aplicativos da empresa. Nos jogos eletrônicos a aplicação na tradicional capa do game e dentro dos jogos de estratégia mostram mapas e puzzles que precisam ser decifrados pelos jogadores. Rótulos de produtos também utilizam esta tecnologia para contar mais sobre a história do item.

O código QR precisa ser gerado de forma correta e testado antes de sua aplicação para impedir que o mesmo não atinja os objetivos esperados. O Twitter utiliza o QR Code com seu logotipo personalizado para direcionar você para o perfil que você deseja seguir. O WhatsApp utiliza o QR code para validar o acesso ao aplicativos pelo Navegador. Veja algumas aplicações do código ao final do artigo.

A utilização do Código QR é gratuita, mas sua patente pertence a Denso-Wave, que liberou sua utilização de forma aberta. Existem vários tipos de QR Code e seu desenvolvimento cada vez mais direcionado pode ter custos para que seja garantida a qualidade e aplicação. Os projetos que precisam de garantia de funcionamento, armazenamento e estatísticas demandam um conhecimento técnico avançado para funcionar de forma correta. Aproveite a oportunidade para potencializar a presença digital da sua empresa com esta tecnologia inovadora.

Para ler o Código QR baixe um aplicativo de leitura em sua loja de aplicativos preferida. Na insdústira aparelhos de leitura específicos são encontrados para diferentes tipos de função,masi todo smartphone pode fazer a leitura com um app grátis.

Outra grande aplicação do Código QR é o Bitcoin. Através de leitura do código você compra e vende Bitcoin em sua carteira (Blockchain) com toda segurança que esta criptomoeda permite através das transações P2P (Peer to Peer).

 

 

Leia também

10 dicas de tecnologias inovadoras para imobiliárias

Conheça as ferramentas virtuais que podem ajudar e fazer suas vendas subirem. Confira! Que…