Diferentes formas de interpretar arquitetura na engenharia civil e na arquitetura da informação.

A engenharia civil com a arquitetura a matemática e a física, moldam o universo tocável. tangível. Na Arquitetura da informação gerenciamos, a informação em formato de arquitetura de software + arquivos de dados.

Do Software a linguagem de programação, que foi desenvolvida para direcionar as ações do Hardware. C C++, SHARP, BASIC, JAVA. Linguagens de alto nível, e continuam a fazê-lo e muito bem com Arduino, Raspaberry Py…

Novas Linguagens estão sendo desenvolvidas com R, Python, GO com a Arquitetura direcionada ao Próprio Software.

Linguagens Web

Das primeiras linguagens de programação no início dos tempos a evolução que a web trouxe no começo do século 21, a era da informação, novas tecnologias foram desenvolvidas para o crescimento da web no protocolo http. Visível pra grande maioria, academicamente, já que o primeiro local de acesso a informação erma os acadêmicos. Se voc~e tinha acesso a web, os primeiros sites públicos foram os universitários, e sempre as melhores faculdades e empresas da era da informação evoluiram
do Unix para o Linux, para o Mac, para os Servidores Web e sequencialmente suas aplicações web, website, webapp, app, api. com o código aberto. (open source).

do Unix para o Linux, para o Mac, para os Servidores Web e sequencialmente suas aplicações web, website, webapp, app, api.

Edmar Daniel Mendes

A Arquitetura e a Engenharia Civil, tem muito mais a dizer, em Estudo Acadêmico fundamentado nas raízes do mundo físico, fortes e quase inquestionáveis fundamentos. grandes e realizadas para durar “pra sempre’ ou o melhor possível todos admiramos uma belíssima arquitetura de uma ponte, de uma rodovia bem planejada, e um prédio paisagístico.

Na internet assim como na física de einstein, a gravidade comporta-se de um jeito, referente ao macro ambiente. diferente da física quântica, onde o comportamento dos elétrons é influenciado pelo observador (Gato de Skrodinger). O que nos move a ver claramente que a web como a conhecemos hoje é um reflexo direto da interação homem e as máquinas. Seja este um Expert ou um Aprendiz, e as vezes o Aprendiz se tona mestre quando consegue delinear a arquitetura da Web fundamentada em Softwares de Web, como códigos HTML, PHP, Java Script, CSS, Perl..

A Arquitetura da tecnologia da Informação

on-premise

Servidores e Data Centers foram as primeiras e continuam sendo mas maiores evoluções da tecnologia de comunicação estruturada por máquinas físicas, trilhões de terabytes circulam por estas gigantes redes de fibra óptica nos data centers de Google. Microsoft, Amazon, Facebook, Goddady, Hostdime, Hostgator e… A eficiência evolui a cada ciclo (a ser determinado para cada segmento)

cloud

As camadas (layers) são redimensionadas, escaláveis e tri-dimensionadas. Em muitas empresas, acredito que 70% são escritórios de serviços de informação, como imobiliárias, corretoras, incorporadoras, que lidam com a informação documental do imóvel.

Tecnologia precisa ser avaliada como investimento, mesmo começando do zero e pagando pelo uso, você precisa saber mais como funciona e mensurar o impacto das novas tecnologias e seu retorno.

Abaixo veremos um gráfico de uma previsão fundamentada em pesquisa da utilização de computação em nuvem, (workloads). O gráfico não informa o segmento, fala de todos, mas se for todas as empresas, indústrias, serviços, ou somente do segmento de Tecnologia da Informação do Vale do Silício?

https://www.forbes.com/sites/louiscolumbus/2018/01/07/83-of-enterprise-workloads-will-be-in-the-cloud-by-2020/
https://www.forbes.com/sites/louiscolumbus/2018/01/07/83-of-enterprise-workloads-will-be-in-the-cloud-by-2020/

A Arquitetura da informação Continua. Vindo da indústria das Telecomunicações e parametrizando e direcionando/homologando as informações e seus dispositivos. Passando para a mudança de on-premisse para cloud na decisão estratégica do negócio com os engenheiros e técnicos de tecnologia com os diretores financeiros e executivos ou proprietários.

Gostou? Não? Deixa seu comentário, vamos enriquecer este tema e por consequência o conhecimento da rede sobre o conteúdo.

E na continuação desta evolução, a Arquitetura de Dados para o Cientista e Dados (Data Scientist) em breve…

Foto : bit.ly/2xSSNco

Pra Ler: Forbes

Edmar Daniel Mendes, formado em Eletrônica, analista de sistema por experiência (gamification), Tecnólogo em Marketing por especialização e Arquiteto Cloud por Certificação é SysAdmin de algumas excelentes empresas no Brasil e no Exterior. Qualquer dúvida “keep in touch”.

Leia também

Qual o tamanho ideal para Miniaturas de Imagens no Youtube?

O Youtube é incrível. Desde sua origem, ganha evoluções contantes em sua plataforma. No mo…