Gamificação. dos Games para o mundo corporativo ou para a vendinha da esquina, a geração dos anos 80 e 90 que começaram a jogar video games aos 8 anos estão no mercado de trabalho da atualidade. ATARI, DYNAVISION, GAMEBOY, MEGA DRIVE. NINTENDO SNES, PLAYSTATION, PS4 XBOX ONE, ESPORTS, STADIA… são alguns dos players deste gigantesco mercado dos jogos eletrônicos, mas quem são os players organizacionais?

Gamificação é um termo que determina o jogo como ferramenta de utilização para treinamento, motivação e competitividade. Nem sempre este termo vai chegar neste formato. Gamification do inglês. para o Wikipedia no Brasil, está trazendo como Ludificação da Aprendizagem.

ludificação da aprendizagem é uma forma de motivar os estudantes através da incorporação de características presentes no design de jogos no ambiente de aprendizagem

wikipedia

Gamification is the application of game-design elements and game principles in non-game contexts.

wikipedia english

Estudantes de hoje, precisam com certeza de um estímulo diferente para aprender, o ensino precisa mudar mais rápido, mas a questão também é como as empresas, com os profissionais da geração gamer, estão conduzindo suas carreiras e suas corporações.

Vamos aplicar a palavra gamificação para o mundo corporativo e deixo para meus colegas do mundo acadêmico a missão de ludificar a aprendizagem. O mundo e principalmente o Brasil vai precisar evoluir pra ser competitivo.

Gamificação nos negócios

A grande ciência que trabalharemos no campo da gamificação é como aplicar estas técnicas digitais no dia a dia de forma a tornar as rotinas organizacionais mais proativass, motivadas, eficentes, vitoriosas. A aplicação de técnicas de jogos é estudo que existe há muitos anos. Se você está lendo isso agora, é porque agora chegou a hora de implementar.

Cada empresa tem uma necessidade específica, como um DNA, cada um tem o seu, as empresa desenvolvem seu próprio perfil com a soma das pessaos que nela trabalham, e somente entendendo a cultura organizacional é possível aplicar novas técnicas competitivas para atingir resultados reais no mundo real através da gamificação.

Daqui pra frente visitantes e leitores, o conteúdo será direcionado para os clientes e parceiros com serviços ativos no Tecnologia.imb.br, ou assine a news/ preencha o formulário para acompanhar o andamento desta tecnologia.

Let’s play!

Imagem de capa

Tags: gamificação, gamification, games nas empresas, jogos de treinamento, badges, game corporate, motivation gaming.

Leia também

Qual o tamanho ideal para Miniaturas de Imagens no Youtube?

O Youtube é incrível. Desde sua origem, ganha evoluções contantes em sua plataforma. No mo…