Completando 30 anos a internet ou rede mundial de computadores desenvolvida por Tim Barners-Lee no CERN, com a comunicação via protocolo HTTP e a visualização através do código HMTL, começaram a moldar o mundo digital como conhecemos.

A data é contada em diferentes pontos da história, alguns relatam da Guerra Fria, outros da corrida Espacial, muitos para fins militares, o fato é que ter um ponto de partida para entender o que é a web e o que devemos esperar dela para o futuro. Gigantesca, crescente, desregulada em muitos casos, mas essencial quando em 12 de março de 1989 passou a ser compreendida e disponível para acesso global e para “todos” que podiam ter um PC como uma conexão, mesmo que discada na época.

Tim Berners-Lee

A troca de dados entre você e a rede pelos bits continua aberta e se expandindo. De 1bps para 500gbps dos tempos atuais em países como a Korea do Sul, Estados Unidos, Japão, cada nação tem desenvolvido suas expansões de acordo com a credibilidade, com a funcionalidade, os investimentos e a adaptação cultural, de downloads/uploads o mundo muda com a internet.

Desenvolver um Website 30 anos atrás e um Aplicativo hoje são fundamentados na mesma troca de dados entre o servidor A para o Servidor B, ida e volta, tem se mantido muito bem, o que tem mudado é a velocidade e a quantidade destes dados que trafegam pela web a cada ms.

O mundo digital que nasceu dentro da web, passa pela internet em camadas diferentes. O fluxo de comunicação na Deep Web com critérios de desenvolvimento, mais focados em velocidade do que na qualidade, é realmente diferente do que é codificado para a web “navegável” a que completa 30 anos, essa que estamos falando aqui. As internet dentro da internet e completamente diferente da que conhecemos é a Web Máquina (M2M), que cresce rapidamente, passará a web tradicional em alguns anos e que 99% da população vai utilizar, mas não saberá como é que funciona, assim como a Energia Elétrica.

O Caminho para a Web Semântica nasce neste ponto. 30 anos de evolução depois.

Pense na evolução que vai acontecer quando a Inteligência Artificial reconhecer seus áudios enviados no WhatsApp, Messenger ou Wechat e transcevê-los em texto digitado. A digitação não será mais obrigatória e seu smart…phone, watch, car, home serão programados para compreender, caberá a nós, desenvolvedores, programadores, administradores de sistemas e tecnologistas, seja do ponto de utilização como usuário final, que pode ser uma máquina no protocolo MQQT, manter a internet confiável, responsável e construtiva.

O Futuro da Internet está conectado a velocidade que cada, região, seja por cabo, wi-fi, satélite ou dados móveis. Sendo uma empresa, pessoa e máquina cada uma evolui ao seu tempo, se adaptar às suas mudanças que a internet traz é questão de sobrevivência. A nova internet ou internet2 tem vários nomes, Web Semântica, Web 3.0, Nuvem, Data Center, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Segurança da informação e muitos nomes são alguns dos co-fundadores que estão traçando o futuro da internet como a conhecemos.

Para diferentes informações leia este artigo de 2009 quando a Internet completou 20 anos e foi cuidadosamente escrito pela equipe do Tecmundo.

Doodle

futurodaweb #internet30 #tecnologiaweb #iot #websemantica #internetfuture #inteligenciaartificial #ai

Leia também

Qual o tamanho ideal para Miniaturas de Imagens no Youtube?

O Youtube é incrível. Desde sua origem, ganha evoluções contantes em sua plataforma. No mo…